Alunos da Ufac participam de projeto pioneiro em parceria com Granja Carijó  

Postado por Alunos do Curso de Jornalismo do Vale do Juruá

                                                                                                               Jenildo Cavalcante


                 Os alunos do curso de Agronomia do Campus Floresta estão desenvolvendo um projeto de otimização de sistema de produção animal no Vale do Juruá em parceria com a Granja Carijó. A iniciativa tem como foco a criação de aves, observando o melhor tipo de galpão, a melhor ambiência e climatização. Trabalha, ainda, com o armazenamento no supermercado, transporte e tempo de duração desde o momento que a galinha põe ovo até chegar ao revendedor.


                   O projeto coordenado pelo professor Fabio Augusto, conta com o apoio de doze alunos. O médico veterinário Diogo Valente vê o projeto com bons olhos, uma vez que esta é a primeira pesquisa realizada em toda a região Norte. “Queremos assegurar com esta pesquisa junto a Ufac, a qualidade do produto que oferecemos, uma melhor ambiência e climatização para mostrar para o consumidor que nosso produto tem parâmetros de pesquisa e de qualidade”, diz

                    A experiência bem sucedida da Universidade de Lavras, em Minas Gerais, com o Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia Agrícola, foi o que eu impulsionou o professor Fábio Augusto a adaptar as metodologias do grupo de pesquisa Necta com a realidade local. “Quando cheguei aqui no Acre, no Campus Floresta, já tinha por base trabalhar um grupo similar ao Necta de Lavras, criamos esse grupo com a vertente Necta Norte. Fizemos o convite aos alunos que tinham interesse de participar, e criamos um grupo de 12 estudantes com a minha orientação. A partir das dificuldades que a Granja vinha enfrentando, e ela foi quem nos abriu as portas, iniciamos o projeto”, afirma o professor .

                    A partir do programa de estágio regularizado, todas as semanas os alunos são levados até o local do experimento e começam a identificar os problemas. Com os problemas levantados, os alunos se reúnem uma vez por semana no Campus Floresta para discutir as questões e apresentar possíveis soluções. Os resultados são mostrados à Granja Carijó, a fim de resolver os problemas relacionados à nutrição, produção ambiente de armazenamento das aves e o manejo destas.

                   “Esse projeto está sendo inédito pra mim. Na granja eu conheço todos os componentes da ração, como ela se desenvolve, vacinação, a partir deste quero fazer outros estágios”, diz a aluna Jessica Larissa, do primeiro período de Agronomia. O projeto tem duração de seis meses.

This entry was posted on 12:07 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários